terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aneurisma da Aorta

aneurisma da aorta é uma dilatação de um segmento desse vaso sanguíneo. A aorta, é a principal artéria do corpo. Ela nasce no coração, atravessa o tórax e o abdome, dando origem a todas as artérias (ramos) que levam o sangue aos diversos os segmentos do corpo. A porção da aorta que fica dentro do tórax é chamada de aorta torácica; depois de atravessar o diafragma passa a ser chamada de aorta abdominal.



Sintomas

O aneurisma da aorta, usualmente, não causa nenhum sintoma. Alguns indivíduos muito magros podem perceber que existe um tumor que pulsa, quando colocam as mãos no abdome. Os médicos detectam essa pulsação com mais frequência, por serem treinados para isso; mas mesmo eles podem não detectar o aneurisma se o paciente for obeso. O primeiro sintoma de um aneurisma da aorta pode ser a morte súbita por rotura. O paciente pode sentir dor no abdome ou na região lombar alguns minutos ou horas antes do evento fatal. Isso faz com que o aneurisma da aorta seja considerado uma doença silenciosa, e é importante que se faça o diagnóstico quando ainda não há sintomas.

Diagnóstico
O diagnóstico do aneurisma da aorta abdominal é feito com ultra-sonografia do abdome, tomografia computadorizadaAneurisma da Aorta Abdominal, mostrado na Tomografia Computadorizada.ou ressonância magnética.

Tratamento

O aneurisma da aorta abdominal é sempre tratado por cirurgia. O especialista nesse tratamento é chamado de Cirurgião Vascular. A técnica clássica é feita por uma incisão no abdome, abertura do aneurisma e colocação de um tubo de material sintético no interior do vaso, para aliviar a pressão do sangue sobre a parede enfraquecida. Mais recentemente foi criada a técnica endovascular, na qual o tubo é introduzido através de um cateter pela virilha, controlado por raios-X, sem necessidade de abrir o abdome; essa técnica foi usada pela primeira vez em 1990 pelo cirurgião argentino Juan Carlos Parodi, e trazida ao Brasil em 1994 pelo cirurgião Pedro Puech, professor da Universidade de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário